Email Marketing – Guia Para Iniciantes

Data: 17/10/2015 | Fonte: Lista Email para Mala Direta

O email é desde há muito tempo, uma das caraterísticas mais icónicas da Internet. Os veteranos da rede, por certo recordam-se bem da frase “You’ve got mail” que se fazia ouvir sempre que recebíamos um novo email. Com o tempo, a Internet evoluiu e também o email marketing.

Hoje, o email marketing exige diversos conhecimentos e capacidades, por forma a ser realizado com sucesso. Como vamos ver, o processo é bem mais complexo do que clicar no botão “enviar” e aguardar que a mensagem chegue a milhares de pessoas.

Uma estratégia bem sucedida de email marketing exige um profundo conhecimento sobre o público-alvo, a capacidade de produzir emails de vendas persuasivos e claro, uma lista de emails com boa qualidade.

Comece Com Uma Boa Lista de Email

Se você está a começar com o email marketing é natural que sua lista seja muito pequena, ou até que você não tenha qualquer lista.

email marketing

Se você apenas tiver uma lista de algumas dezenas de emails, por favor não se sinta minimizado ou incapacitado de avançar com sua estratégia de email marketing.

Até os marketers mais experientes e capacitados podem sentir dificuldade em criar uma lista de email com dimensão suficiente para gerar um bom volume de negócio. Isso acontece por muitas razões, mas principalmente por estes dois motivos:

  • » Para que você consiga captar centenas ou milhares de emails precisa de obter um grande volume de tráfego e isso não é algo assim tão simples;

  • » A maioria das pessoas deixou de se sentir confortável em assinar newsletters devido ao spam descontrolado que marcou esta forma de mailing durante muitos anos. Essa é uma questão mental que está sendo gradualmente ultrapassada, mas que ainda levanta algumas dificuldades.

Nessa situação há dois caminhos possíveis: você pode ser paciente e aguardar que sua lista cresça de forma natural, ou então você pode avançar para a compra de uma boa lista de emails.

Comprar listas de emails é um investimento que compensa, se você pretende levar seus esforços de email marketing até um bom nível. Por uma soma bem acessível, você pode comprar uma lista com milhares ou até milhões de emails

É um fato algo incómodo, mas a verdade é que se você esperar que sua lista de emails cresça naturalmente, você pode nunca conseguir criar uma lista suficientemente relevante para obter resultados. Mas se é esse o caminho que você pretende tentar, então você deve criar um formulário de opt-in em seu site.

Contudo note que as pessoas apenas se vão inscrever em sua lista de emails, se você estiver realmente oferecendo algo útil em troca. Ofereça um bom desconto, um ebook relevante ou qualquer outra coisa que possa cativar seus visitantes.

Esperar que alguém decida lhe oferecer seu endereço de email apenas porque sim, é algo que vai redundar em fracasso. O grande desafio de uma estratégia de email marketing é exatamente criar uma boa lista de email.

Regra de Ouro do Email Marketing: Devagar É Melhor

Um dos grandes erros de muitos dos empreendedores que estão começando com email marketing é a ansiedade e a vontade de começar logo vendendo. Incomodar seus subscritores com demasiados emails em pouco tempo vai arruinar sua estratégia.

Durante os primeiros tempos, procure não enviar mais do que um ou dois emails por mês. E sobretudo: não tente forçar as vendas logo no começo!

Ninguém quer receber emails que denotam uma grande vontade ou até desespero em realizar a venda, assim como ninguém gosta de ser abordado na rua por vendedores demasiado insistentes. Coloque-se no papel de seus potenciais clientes: o que você sente quando nota que alguém está a tentar “obrigá-lo” a comprar algo?

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Ele é composto de diversas listas segmentadas por região e ramo de atividade.

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Possivelmente, você vai pensar “Eu é que sei o que compro com meu dinheiro, não insista mais!”. O email marketing funciona da mesma forma, o segredo está em criar uma relação de confiança com seus potenciais clientes através da transmissão de informação interessante.

Um exemplo prático: se você tem um negócio direcionado para os donos de cachorros, você deve se especializar em essa área. Seus emails devem ser sempre capazes de despertar o interesse dos leitores. Eles devem sentir-se estimulados a ler e no fim da leitura, eles devem dizer: “Uau, eu não sabia isso. Essa informação é realmente útil”.

Evite ser apenas mais um vendedor e transforme-se em um excelente comunicador. A principal caraterística de qualquer profissional de marketing é exatamente essa: saber comunicar e captar o interesse das pessoas. O email marketing não funciona de forma diferente

Segmente Sua Lista

Sempre que possível tente segmentar sua lista de acordo com os produtos e serviços que está oferecendo. Mesmo que sua lista seja pequena, provavelmente você tem informação suficiente para encontrar alguns parâmetros que permitam agrupar os subscritores em dois ou três grupos diferentes.

Enviar emails para grupos de consumidores segmentados produz resultados mais eficientes. Um ponto muito importante: conhecer bem seu público-alvo é imprescindível para o sucesso de seu negócio.

Você pode também incorporar técnicas de marketing como o teste A/B, que permite que você teste que design e conteúdo funciona melhores em seus emails. O objetivo é sempre definir os padrões daquilo que funciona melhor, melhorando assim a conversão.

Qualidade e Consistência: O Mais Importante

O email marketing não deve ter apenas como foco a venda. Para que sua lista continue a crescer e para que os subscritores não cancelem sua presença na lista, você precisa de ser consistente e de enviar conteúdo com qualidade.

Você dá importância às centenas de email de spam que recebe todos os mês? Claro que não! Nem você, nem ninguém tem paciência para ter toda a pasta de spam.

A única forma de garantir que seus emails serão apreciados é produzindo conteúdo de quantidade e relevante para os destinatários. Se você conseguir dominar isso, rapidamente estará obtendo sucesso com o email marketing.

Seu percurso no email marketing deve ser feito com paciência, fazendo testes e sobretudo transmitindo conhecimentos e informações interessantes. Quando você tiver conseguido captar a atenção de seus leitores, será muito fácil vender seus produtos e serviços.


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