Mailing – Uma Ferramenta de Marketing Que Você Não Pode Ignorar

Data: 17/11/2015 | Fonte: Lista Email para Mala Direta

Ao entrar mais a sério no mundo do marketing e da publicidade online, você vai encontrar diversos conceitos que provavelmente não domina na plenitude. Um dos conceitos mais importantes que você deve dominar para obter sucesso no universo do marketing digital é o mailing.

Vamos começar pelo início, para que você possa entender o que é mailing e para que possa usar as melhores estratégias.

O Que É Mailing?

Mailing é uma palavra inglesa que significa algo como “enviar algum tipo de correspondência pelo correio”. Segmentando a palavra percebemos facilmente que ela vem de “mail”, uma palavra inglesa que é sinônimo de correspondência ou correio.

Esse é o conceito genérico da palavra, mas como vamos ver em seguida, mailing é muito mais do que isso. Em termos de marketing, é a abreviação da expressão mailing list, que podemos traduzir literalmente como “lista de correio”.

No Brasil é muito frequente encontrarmos essa expressão nas áreas do marketing e da propaganda. Nesse sentido, mailing é um banco de dados, que pode reunir informações como endereços de email, nomes, endereços físicos e outros dados de uma lista de potenciais clientes.

Principais Vantagens

O mailing é uma das formas mais eficientes de marketing direto que uma empresa pode usar. A maioria dos canais de marketing atualmente existentes obriga as empresas a pagarem o serviço de intermediários.

Não interesse se elas recorrem a propaganda na mídia escrita, na televisão, na rádio, ou até em plataformas digitais como os anúncios do Facebook ou o Google Adwords. Sempre que as empresas usam esses canais para divulgar sua mensagem elas são obrigadas pagar.

Nem todas as empresas possuem um orçamento para marketing suficientemente forte para produzir resultados satisfatórios, utilizando os canais tradicionais. A alternativa consiste em usar ferramentas de propaganda diretas.

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Através do mailing, uma empresa pode estabelecer contato direto e contínuo com seus consumidores, com a intenção de incentivar a venda de produtos ou serviços. É uma excelente forma de dar a conhecer um produto ou serviço sem ter que gastar uma soma elevada em propaganda.

Além disso, ao optar por uma estratégia de propaganda direta, você estará controlando de forma muito mais rigorosa todos os aspetos de sua campanha de marketing, o que não acontece quando você tem que pagar a terceiros. Esse é o principal motivo que está levando muitas empresas de todas as dimensões a preferirem o mailing direto.

Que Tipos de Mailing Lists Existem

As mailing lists foram de certa forma as antecessoras dos fóruns da Internet que conhecemos no presente. Antes de os fóruns se popularizarem, os internautas trocavam ideias e discutiam através de mailing lists.

Apesar de menos usadas com este propósito, ainda hoje existem quem utilize as mailing lists como “listas de discussão”.

As vantagens de optar por este formato são fáceis de identificar e incluem: maior nível de privacidade já que é possível codificar posts, possibilidade de utilizar as funcionalidades dos clientes de email, como filtros, para encontrar o que se procura. As conhecidas plataformas Git e Debian foram buscar muita da sua inspiração nas velhinhas mailing lists.

Com base nesta ideia, podemos identificar as mailing lists em dois tipos:

  • » Mailing List Tradicional ou Lista de Anúncio – É o tipo de mailing lista mais comum e possivelmente é aquela em que você terá mais interesse. Aqui, é usada uma lista de contatos (pode ser endereços de emails, números de telefone, etc) para enviar newsletter, anúncios ou informação de forma regular. Atualmente, o tipo mais mailing list mais popular é o eletrônico, ou por outras palavras, através de emails.

  • » Lista de Discussão – É aquela que apresentámos um pouco atrás e que serve sobretudo como plataforma de comunicação. Em uma lista de discussão, é comum que todos os membros possam transmitir informação, podendo em alguns casos existir moderadores que garantem a cordialidade ou o foco da discussão.

Enquanto a mailing list tradicional é sobretudo utilizada para fins de marketing, a lista de discussão pode ser utilizada para fins profissionais ou de entretenimento.

Como Começar a Usar

Agora que você já aprendeu o que é mailing e por que razão essa forma de marketing direto é tão útil você já pode começar a usar essa ferramenta na estratégia de propaganda de sua empresa. Mas claro, precisa de saber como o fazer da forma certa.

A primeira coisa que você precisa é uma boa base de dados. Afinal, como nós já vimos anteriormente, o mailing é exatamente isso: uma base de dados de potenciais consumidores, que você pode usar para transmitir sua mensagem de forma correta.

Por isso, se você já tem sua própria base de dados com emails de potenciais clientes, parabéns: você já tem quase tudo o é necessário para iniciar usa primeira campanha de marketing direto através de email.

Se, pelo contrário, você não tem acesso a esse tipo de base de dados, então este é um ótimo momento para você aproveitar nossa campanha por tempo limitado e comprar hoje mesmo nosso kit completo de mailing. Por um baixo custo você terá acesso a uma ótima lista e poderá começar de imediato a fazer suas campanhas.

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